sábado, 3 de dezembro de 2011


Coma várias vezes ao longo do dia
Faça 6 refeições ao longo do dia, coma várias vezes ao dia mas em poucas quantidades. As refeições devem ser divididas em : pequeno almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Saltar refeições faz com que sinta mais fome e coma mais rapidamente e sem mastigar, provocando a barriga inchada.
Barriga Inchada

Barriga Inchada: Cuidados

  • Evite ingerir refrigerantes, feijão, pão, queijo, carne vermelha, salsicha, estes alimentos causam a barriga inchada e gases.
  • Prefira os alimentos ricos em fibra e integrais: arroz, cereais e pão integrais, legumes, verduras, carnes magras e frutas devem constar em seu cardápio.
  • Faça exercício físico para evitar a barriga inchada

Barriga Inchada: Alimentos que provacam

Como já referimos anteriormente uma má alimentação pode desencadear o aparecimento da barriga inchada, de facto, existem vátios alimentos que podem provocar a barriga inchada, o intestino preso, gases, acumulação de líquidos.
  • refrigerantes
  • feijão
  • queijo
  • carne vermelha
  • carne de porco
  • charcutaria ( chouriça, linguiça,paio etc…)
  • sal em excesso
  • ervilhas
  • lentilhas
  • grão-de-bico
  • soja
  • amendoim
  • brócolos
  • batata-doce
  • repolho
  • couve-flor
  • massas
  • alfaces,
  • leite, a intolerância à lactose pode provocar gases.
  • chocolate,
  • fruta ( pêssego, banana, ameixa,)
  • doces
  • fritos

Barriga Inchada: Exercícios

Para além dos cuidados diários com a alimentação, para evitar uma barriga inchada é muito importante fazer exercício físico. Deve realizar uma actividade aeróbica de 40 minutos duas ou três vezes por semana, no final deve fazer 3 a 5 series de 10 abdominais. Lembre-se de realizar os exercícios com a postura correcta para evitar a barriga inchada.

Chá para ter uma barriga lisa

Existem vários chás que ajudam a combater os problemas que provocam a barriga inchada, o chá de carqueja é dos que tem mais efeitos no combate a este problema, o chá de carqueja é ideal para regular a flora intestinal e facilitar a digestão dos alimentos, para além disto, o chá de carqueja ajuda a perder peso e a barriga inchada.
Preparação do chá de carqueja para combater a barriga inchada
Ingredientes.
  • Chá de carqueja ( venda em supermercados e ervanárias)
  • Água
Preparação:
Coloque duas 2 colheres de sopa de carqueja em meio litro de água e deixe ferver. Abafe durante cerca de cinco minutos. Beba um copo de chá de carqueja quente antes do almoço e do jantar. Também pode beber ao longo do dia, se preferir pode adicionar algumas gotas de sumo de limão.
Para livrar-se da barriga inchada consuma alimentos que emagrecem tais como: verduras, legumes e frutas.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011


mau humor faz bem para o cérebro


Quem não acorda achando a vida uma droga e as pessoas todas muito chatas de vez em quando, né? Mas se preocupe não — de acordo com pesquisadores australianos, até essa negatividade toda tem seu lado bom: faz a gente raciocionar melhor.
Em comparação aos tipos irritantes alegrinhos, os mal humorados são mais atentosmenos influenciáveis e especialmente cuidadosos na hora de tomar decisões.
É o que aponta um estudo feito na Universidade de New South Wales (Austrália), que colocou voluntários para assistir a filminhos especialmente escolhidos para deixá-los de bom ou mauhumor, e depois observou como eles se saíam em uma série de testes de raciocínio lógico.
Segundo o líder da pesquisa, Joe Forgas, os ranzinzas cometeram menos erros e se comunicaram melhor — especialmente quando escreviam. Tudo indica que o mau humor potencializa as estratégias de processamento de informações do cérebro. Ponto pra ele.

conheça 5 iniciativas brasileiras que estão no livro verde do século 21


Este ano, o Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (EUBRA) lançou o Livro Verde do Século 21 (Bright Green Book), que mostra 100 iniciativas em todo o mundo dentro do tema economia verde, com tecnologias e programas pensados para melhorar o planejamento urbano, uso racional de água e energia e desenvolvimento equilibrado das cidades. Ao todo, 350 casos foram analisados – destes, 51 do Brasil. Conheça cinco projetos brasileiros que entraram na edição final do livro.
Projeto de Horticultura Cinturão Verde em João Pessoa

Programa de incentivo à agricultura familiar para produção orgânica de hortaliças sem o uso de defensivos e fertilizantes químicos. Os agricultores recebem capacitação para os cultivos e financiamento por meio do Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF). O projeto visa oferecer condições para que as famílias produzam melhor, aumentem a renda e mantenham-se em seus locais de origem (sem necessidade de migração para centros urbanos).
Desenvolvimento Urbano de Curitiba

É considerada a “cidade mais verde da América Latina” em função do plano diretor que integra transportes, circulação e uso da terra (com preservação de áreas verdes). Segundo o Livro, a cidade “consegue mostrar que ter uma política de desenvolvimento consistente e de longo prazo traz efetivamente benefícios para toda a população e ao meio ambiente de forma equilibrada.”
Fruticultura Irrigada no Polo Agroindustrial de Petrolina-Juazeiro

Onde estão os maiores produtores de manga e uva do país (Petrolina tornou-se o segundo maior centro vinícola brasileiro). Com a formação do Polo, os produtos da região ganham valor, melhoram a renda dos trabalhadores e o cultivo torna-se mais vantajoso que atividades como criação de gado e plantação de soja.
Universidade Estadual do Ceará – Vacina contra dengue produzida do feijão

Os pesquisadores da Universidade desenvolveram a vacina que combate quatro tipos de manifestação do vírus. O baixo custo de fabricação é uma das vantagens da tecnologia, que utiliza o chamado “feijão de corda”.
Fundação Gaúcha de Bancos Sociais – Banco de Resíduos

O projeto une ações entre geradores de resíduos e possíveis “usuários”, o que possibilita o aproveitamento econômico do que é descartado (o que é lixo para uns, pode ser matéria-prima para outros).
Para conhecer todas as iniciativas selecionadas, você pode fazer o download do Bright Green Book.
___________________________________________________________________________________________


pesquisadores criam spray para gerar energia solar



Cientistas da Mitsubishi Chemical desenvolveram o protótipo de um spray de células solaresque pode ser aplicado em superfícies de prédios e veículos como se fosse uma pintura.  As células do spray têm compostos de carbono que agem como semicondutores e geram energia quando são expostos à luz. Já a maioria das células solares usa silício cristalino entre “folhas” de vidro para serem colocadas em telhadas de casas e escritórios ou em parques solares. Segundo a empresa, o spray é efetivo para superfícies curvas ou redondas, como chaminés.
Com o spray, a “placa solar” fica com menos de 1 mm de espessura e pesa menos de um décimo de painéis solares cristalinos do mesmo tamanho. A eficiência da tecnologia na transformação da energia é de 10%, mas com pesquisas a empresa pretende aumentá-la para 15% ou mais até 2015. A ideia é, além de criar tecnologias que aumentam a eficiência da coleta de energia solar, torná-las fáceis de usar.

crianças que mentem viram adultos bem-sucedidos



Oops!
Seu filho pequeno anda contando mentiras? Não fique bravo, fique feliz! É o que aconselham pesquisadores do Instituto de Estudos Infantis da Universidade de Toronto, no Canadá.
Depois de testar 1.200 crianças com idades entre dois e 16 anos, eles afirmam que os pequenos que mentem com pouca idade mostram um desenvolvimento mental especialmente rápido – o que indica que eles crescerão para se tornar adultos mais desenvoltos e perspicazes.
E quanto mais novos eles começam a mentir, melhor!
“Os pais não devem ficar alarmados caso os filhos contem ‘mentirinhas’”, diz o Dr. Kang Lee, líder do estudo. “Quanto mais bem construída for a mentira, melhor é o desenvolvimento cognitivo da criança. Eles podem se tornar grandes banqueiros no futuro”, conta.
Mas mentir não é ruim? Meu filho não vai crescer um mentiroso inveterado, um fraudista?!Para alegria geral, o Dr. Lee garante que não há qualquer indício de que alguém que minta na infância venha a desenvolver tendências criminosas no futuro.
Ou seja: pode sim ficar feliz ao ouvir aquela mentirinha precoce.
Em tempo: de acordo com o Dr. Lee, aos dois anos, 20% das crianças mentem. O número sobe para 50% aos três e quase 90% aos quatro anos. A idade mais ‘mentirosa’, de acordo com ele, é aos 12 anos, quando praticamente toda criança mente.
Robô construído com saquinhos de suco é apresentado em SP para o Guinness Book

O programa Brigada Tang de Reciclagem, lançado há um ano pela marca de sucos em pó Tang, quebrará um recorde mundial este fim de semana com a apresentação da Maior Estrutura de Material Reciclado do Mundo: um robô com mais de 14 metros de altura, montado com mais de um milhão de embalagens de suco em pó recolhidas por crianças que participam da iniciativa no site Esquadrão Verde Tang. O programa promove ações educacionais que incentivam a reciclagem e conscientizam as crianças sobre o assunto.
Depois da apresentação, que é aberta ao público, o robô será desmontado e as peças poderão ser reaproveitadas em estruturas de uso comum no Parque do Carmo, como bancos e bebedouros. Durante o evento, as crianças poderão montar pequenos robôs com material reciclado, navegar no site do Esquadrão Verde e ver outros produtos feitos com embalagem de suco.
Com mais de 170 mil participantes, a Brigada Tang se tornou o maior programa de reciclagem da América Latina criado em parceria com a empresa americana de reaproveitamento de resíduos TerraCycle. No site Esquadrão Verde, 2.485 times de coleta já foram montados peloBrasil e mais de um milhão de embalagens recicladas.

morar em regiões pobres aumenta a felicidade

Que gente triste, né?
e aí, será que esse pessoal é triste?
como escolher um lugar para morar com a certeza de ser feliz por lá? “tem receita?”, você pergunta. tem sim! (e pode ser vista como politicamente incorreta, mas é ciência.) anota aí: escolha uma vizinhança rica, mas numa região bem pobre da cidade – é o conselho de pesquisadores da universidade da pensilvânia (eua).
a impressão óbvia é que morar numa região pobre diminui a felicidade da pessoa, ao invés de aumentar, né? e sim, isso é verdade. mas também há outra verdade a ser levada em conta, segundo os cientistas: comparar as próprias posses com as do vizinho e ver que estamos melhor de vida do que ele faz a gente se sentir bem (por mais feio que seja, é natural).
então, seguindo essas duas verdades e cruzando dados do censo dos eua, eles viram a tendência: o americano médio é mais feliz quando mora em vizinhanças de alto padrão (porque a qualidade de vida nelas é melhor), mas que ficam em regiões pobres (para poder se comparar aos outros – e gostar do que vê). ou seja: é, somos mais felizes quando vivemos entre pessoas de classes sociais mais baixas. mas desde que elas não estejam perto demais.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011


Veja como preparar o pão integral de trigo com linhaça

Receita ajudou o padeiro Ricardo Gonzalez a sustentar a família.
Tamanho da letra
Grande vantagem, segundo Ricardo Gonzalez, é que a massa não precisa ser sovada. Linhaça ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Ingredientes: 
- 2,5 xícaras (chá) de farinha de trigo branca que deve ter um teor de proteína entre 9% e 12%. Esta informação consta no rótulo do produto.
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral, de preferência grossa. Pode-se utilizar a farinha de centeio como substituta, mas a massa do pão fica um pouco mais úmida.
- 1 colher (sopa) de sementes de linhaça
- 2 colher (sopa) de farinha de linhaça. Pode-se adquirir pronta, mas o ideal é obtê-la na hora, triturando as sementes
- 1,5 xícara (chá) de água mineral em temperatura ambiente
- 5g ou meio pacotinho de fermento biológico liofilizado seco, de preferência importado da Turquia. O produtor é importado e embalado no Brasil por marcas nacionais.
- 1 colher (chá) – ou menos – de sal marinho. Em casos específicos de dietas com restrição de sal, pode-se até omitir esse ingrediente.

Modo de Fazer: 
Em uma bacia, de preferência de inox, misture bem os ingredientes secos (farinhas e fermento). Deixe o sal de lado, porque ele pode cortar o efeito do fermento.

Após esta etapa, adicione água mineral em temperatura ambiente, mexendo bem com uma colher de inox. O ideal é usar uma batedeira, em velocidade média, por cinco minutos. A mistura deve ficar úmida, sem, no entanto, haver água em excesso. Se ficar muito seca, adicione um pouco mais de água, mas muito pouco, e aos poucos. Se ficar muito úmida, com sobra de água no fundo da bacia, adicione um pouco de farinha e vá corrigindo também aos poucos. Ao fim desta etapa, adicione uma colher (chá) de sal marinho incorporando-o à massa.

Agora, você deve adicionar duas colheres (sopa) de farinha de linhaça. Quem não tiver farinha de linhaça pode triturar a linhaça em casa no liquidificador. Depois, coloque uma colher (sopa) de semente de linhaça. Quem não quiser usar a farinha de linhaça pode usar só os grãos, mas deve, então, colocar duas colheres de semente de linhaça, em vez de uma.

Com a massa pronta, cubra a bacia com um pano levemente úmido ou com um prato, e deixe descansar à temperatura ambiente por 18 horas – nem mais nem menos. Se deixar mais tempo, haverá fermentação excessiva, e o pão ficará com gosto de cerveja. Se deixar menos tempo, o pão perderá em estrutura física, aroma e sabor.

Após as 18 horas, pré-aqueça o forno a 290ºC-300ºC por 15 a 20 minutos. Enquanto isso, unte as formas, utilizando manteiga (de preferência, sem sal) para cobrir todas as paredes internas da forma. Em seguida, polvilhe com farinha e retire o excesso. Se preferir, utilize formas antiaderentes, evitando, assim, o trabalho de untar e enfarinhar as mesmas.

Coloque a massa de pão nas formas, procurando cobrir até 2/3 da altura das paredes laterais ou pouco acima da metade. Adicione, ao topo da massa, meia colher de sopa de sementes de linhaça para cada forma.

Coloque as formas dentro do forno pré-aquecido por 45 minutos. Verifique o pão no forno. A crosta superior deve estar dura, bem firme, e o pão escuro, em tom dourado. Retire as formas. Espere de cinco a dez minutos e retire das formas com cuidado. Deixe os pães esfriarem sobre a grade superior do fogão por pelo menos 25 minutos antes de consumi-los.

Dicas: 

Este pão dura de três a cinco dias, em temperatura ambiente, fora da geladeira. Na geladeira, conserva-se por até dez dias. E, no freezer, por três meses. Caso tenha congelado o pão no freezer, retire-o pelo menos de 15 a 20 horas antes de consumi-lo.

Ele fica delicioso se fatiado com uma boa faca de pão, em fatias finas, e deixado tostar em torradeira ou no forno caseiro por três a cinco minutos. É muito saudável substituir a manteiga por um fio de um bom azeite de oliva!